Bem-vindo

O Instituto Internacional de Literatura Ibero-Americana foi fundado em 1938 na Cidade do México com o apoio de gabaritadas figuras intelectuais a fim de reafirmar a unidade ibérica e ibero-americana durante a época da Guerra Civil Espanhola. A partir desse momento, durante oito décadas de funcionamento ininterrupto, o IILI tem-se dedicado à tarefa de difundir internacionalmente a literatura, cultura e crítica literária latino-americanas através dos seus Congressos, da conceituada Revista Iberoamericana e das linhas editoriais.

“Mesa Directiva” e Comitê Editorial

A actual “Mesa Directiva” (Conselho de Administração) e o Conselho Editorial da Revista Iberoamericana podem ser consultados aqui.

Todo sócio com um mínimo de quatro (4) anos de filiação ao IILI pode ser indicado como candidato para a Mesa Diretiva e o Comitê Editorial da RI. Este consta de especialistas nas diversas áreas e períodos da literatura latino-americana. Tem como objetivo o assessoramento do Diretor de Publicações no que diz respeito à avaliação dos originais de ensaios remetidos à RI pelos sócios do IILI.

Sócios

O IILI dá as boas-vindas a toda instituição ou pesso interessada nas letras e na cultura ibero-americanas, sem distinção de credo, raça ou nacionalidade.

Existem várias categorias de sócios:

  • Sócio.  Todos os sócios quites do Instituto podem usufruir os benefícios inerentes à condição de sócio.
  • Sócio Protetor. Aqueles sócios que contribuírem uma cota adicional para ajudar o Instituto receberão as Actas dos congressos, além de outras publicações do Instituto sem fazerem despesas adicionais. A lista de sócios protetores se publica no último número do ano da Revista Iberoamericana.  
  • Sócio honorário. Escritores e críticos, filósofos, cientistas, historiadores, artistas ou outros vultos eminentes propostos pelos membros da Mesa Diretiva do IILI e aprovados pela Assembléia Geral. Não pagam cota anual e recebem os benefícios dos sócios.
  • Sócio estudante. Tem os mesmos direitos do sócio ativo e uma redução na cota enquanto mantiver a sua condição de estudante.  
  • Instituições. Universidades e escolas, bibliotecas, editoras, livrarias, embaixadas, bancos, etc.

Os sócios estudantes, professores aposentados, protetores aposentados e residentes da América Latina pagam uma cota reduzida.

Benefícios

Os sócios do IILI têm os seguintes benefícios:

  • Receberem os números correntes e especiais da Revista Iberoamericana.  
  • Submeterem artigos, resenhas ou notas bibliográficas para serem considerados para publicação na Revista Iberoamericana.  
  • Serem indicados como candidatos para a Mesa Diretiva e para o Comitê Editorial da Revista Iberoamericana.  
  • Votarem na Assembléia Geral que se convoca durante cada um dos congressos internacionais.